
A música “O Menino Iluminado”, de Gilmar Pereira e Zeca Melo, classificada para o 5º Festival de Música da Semana Cultural Samuel Barreto, que será realizado na cidade de Pedreiras, nos dias 26 e 27 de dezembro de 2025, será defendida pela cantora Emanuele Paz, vencedora do Prêmio Amazônia de Música, nas categorias Artista Revelação e Melhor Produção Musical.
A letra da música retrata, de forma lírica e simbólica, a jornada de um menino envolto por uma luz interior que nunca se apaga. Em seu mundo encantado, ele carrega uma redoma de vidro que guarda brilho, fé e mistério — um verdadeiro tesouro espiritual. Sob a lua, estrelas e vagalumes, o menino caminha pela noite, aparentemente sem direção, mas guiado pela alma e pela esperança.
Sua luz atrai devotos que o seguem em procissão, buscando harmonia, consolo e um sentido maior para a existência. Mesmo entre sombras e silêncio, ele avança com o olhar mágico e o coração em oração, tornando-se símbolo de fé, esperança e futuro. Em seu mundo mágico e iluminado, a luz — como a esperança que ele inspira — veio para ficar.
Emanuele Paz é uma cantora maranhense que tem no reggae a principal expressão de sua arte. No palco, apresenta uma performance marcante, que exalta as narrativas periféricas com uma voz suave e, ao mesmo tempo, potente, desmitificando arquétipos e abrindo espaço para novas vivências dentro do ritmo que a embala e a consagra como um dos grandes talentos da cena musical contemporânea.










