- No Livro de Fernando Barbosa Barros Leite – Conselho de Penalva do Castelo – publicado em 1997, Luis de Albuquerque é apontado como fundador da cidade maranhense de Penalva.
- Na sequência cronológica de criação dos municípios, Penalva foi o 17° município maranhense (o 5° na região da Baixada).
- 1889 – É criado o Cartório do 2° Oficio, tendo como primeiro tabelião Raimundo Nonato Costa Leite.
- 1892- Foi instalada a primeira Câmara Municipal em 10 de dezembro, tendo como presidente Joaquim Mariano Gama Marques. Os demais integrantes: Capitão Pompeu Marques, Francisco Ayres, Gentil Silva e Militão Barros.
- 1901 – O penalvense Manoel Lopes da Cunha é eleito governador do Maranhão.
- 1918 – O penalvense José Joaquim Marques assume o governo do Maranhão.
- 1948 – Estevam Travassos assume como primeiro prefeito eleito após a ditadura de Getúlio Vargas.
- 1953 – Criação do Cartório do 1° Oficio sendo José Mendes, o seu primeiro tabelião.
- 1955 – Penalva passa a sede da Comarca em 04 de dezembro. Nódzu Jansen Pereira é o primeiro juiz e Rui Façanha de Sá, o promotor.
- 1956 – É fundado o Instituto São José de Penalva pelo padre João Batista Costa e as suas irmãs Maria da Conceição Costa e Teodolinda Costa.
- 1958 – È inaugurada oficialmente o primeiro cinema com a exibição do western “No Velho Colorado” ( The man from Colorado/1948), de Henry Levin, com Glenn Ford e William Holden.
- 1959 – O Grêmio Cultural e Recreativo Penalvense é inaugurado em 31 de dezembro.
- 1968 – Fundação do Ginásio “Celso Magalhães’’, na gestão do prefeito José Marques.
- 1975 – Desaparece o Instituto São José de Penalva.
- 1990- Criação do “Movimento em Defesa do Formoso,” tendo como presidente Gilmar Pereira Santos e Vice-Presidente Galdino Arouche.
- 1996 – Inaugurada em setembro a rádio Tarumã, a primeira do município. Carlos Alberto de Sá Barros, O Cabeh (o seu primeiro diretor).
- 1998 –Fundação da Associação Penalvense de Cultura (ASPEC).
- 2000 – O Grêmio é demolido, sendo construído um novo prédio com o nome de Centro Cultural Penalvense.
- 2010- Fundação da Academia Penalvense de Letras e Artes (APLA), tendo como presidente interina Maria Raimunda Martins Pereira

MERENDA ESCOLAR NO MARANHÃO
Prometem cuscuz, entregam bolacha Durante cinco dias, sete equipes de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) visitaram 35 cidades em busca









